domingo, 26 de junho de 2016

Por amor do Seu nome - Alejandro Bullón



Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza, por causa do teu nome, Tu me conduzirás e me guiarás.  Sal. 31:3

Este é um salmo de aparentes contradições. O salmista afirma que o Senhor é a sua rocha a sua “fortaleza”, mas no verso dez lamenta: “Gasta-se a minha vida em tristeza e os meus anos em gemidos.” Que tipo de rocha e fortaleza é essa, que não pode tirá-lo da tristeza e dos gemidos?
Este salmo é um retrato da realidade humana. É a luta entre a fé e os sentimentos. De um lado a confiança e a certeza. Do outro a dúvida e a ansiedade. “Eu sei que Deus vai me proteger, mas será que não?” Este é o freqüente drama  do cristão.
O verso de hoje trás a certeza de que Deus agirá. O salmista enfatiza: “por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.” Aqui está envolvida a teologia do conflito cósmico e a razão do sofrimento humano.
Por que o inimigo trás dor, lágrimas e tragédias aos filhos de Deus? Ele deseja que a criatura pense que o sofrimento é causado por Deus e se revolte contra o criador. Foi isso que Satanás lhe disse a Deus com relação a Jó “Estendo, porém a tua mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face.” Jó 2:5  Depois o relato afirma: “Então saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até o alto da cabeça.” Jó.   2:7
Quem é que trás sofrimento ao ser humano? Satanás. Mas ele quer que você pense que é Deus quem o faz sofrer. Diante desta realidade Davi ora: “Por causa do teu nome, me conduzirás e me guiarás.”
Quando você sofre, está em jogo o nome de Deus, Seu caráter e Sua soberania. O inimigo faz que você feche os ouvidos aos conselhos divinos e acabe se machucando. Imediatamente ele coloca na sua mente a idéia de que Deus é injusto, que não se lembra de você ou que o abandonou.  É nessa hora que Deus será sua rocha e sua fortaleza, Ele  estenderá  a mão para você por duas razões. Porque o ama e quer vê-lo feliz, mas também porque o Seu nome está em jogo. Cada vez que você sofre, os anjos do universo estão ansiosos para ver como você reage. Com a sua maneira de reagir estará enaltecendo a misericórdia divina ou denegrindo o caráter do Criador.

Por isso, hoje, descanse nas promessas de Jesus. “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza, por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.”

Sem comentários:

Enviar um comentário