quarta-feira, 15 de junho de 2016

Bem ou Mal - Alejandro Bullón

Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá. Prov. 11:27

Quando era adolescente, gostava de  contemplar as águas correntes do rio. O Rio Rimac que desce das montanhas geladas do Peru e desemboca no Oceano Pacífico passa próximo do colégio onde estudava. Rimac significa Rio Falador. O nome era perfeito. É um rio barulhento, especialmente na época das chuvas, que arrasta muitas pedras. Gostava daquele barulho. Assim ninguém podia me ouvir quando lia poesias em voz alta, tentando aperfeiçoar a minha dicção.
Certo dia, retornando do rio descobri no galho de um velho “sauce”, um ninho de vespas. Subitamente subiu à minha mente a ideia de derrubar o ninho. O texto de hoje afirma: “quem procura o bem o alcança”. Aqui eu aprendi que quem corre atrás do mal, também o alcança. Derrubar aquele ninho de vespas, evidentemente, não era nenhum bem. Por inocente que parecesse a minha brincadeira, estava correndo atrás do mal.
Não foi fácil conseguir o meu objetivo. À medida que os dias passavam, o propósito das minhas idas ao rio já não era mais praticar a dicção e sim derrubar o ninho de vespas. Passava muito tempo jogando pedras. Até que em um fatídico dia, alcancei o que procurava. O ninho veio abaixo e em questão de segundos uma nuvem de vespas voava atrás de mim. A única saída foi jogar-me, com roupa, no rio e depois lutar com a correnteza para não ser levado pelas águas.
Salomão, tinha descrito centenas  de anos atrás o que me aconteceria. Eu não conhecia este provérbio e se o conhecia não lhe dei importância.  Graças a Deus,  o “mal” foi apenas um enxame de vespas me perseguindo.
Se você está vivo hoje está à procura de alguma coisa. A vida é uma procura permanente. Todos andamos em alguma direção e os que não andam retrocedem. A pergunta é:  para onde vai? Qual é a direção de sua caminhada? Procura o bem ou o mal? Está certo de que o caminho que você escolheu tem como propósito o bem? Isto é indispensável. Você não pode sair de casa hoje sem responder com honestidade a estas perguntas  porque “Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá.”

Sem comentários:

Enviar um comentário