sexta-feira, 17 de junho de 2016

O preço da loucura - Alejandro Bullón


Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia. Prov. 3:35

O texto de hoje diz literalmente: “Os sábios brilharão”. A palavra hebraica  é ti’parah, que significa receber uma coroa brilhante. A pessoa que recebe o ti’parah recebe uma distinção especial que o diferencia das pessoas comuns. Deus promete isso para os sábios.
Sábio, no sentido bíblico não é a pessoa que possui muito conhecimento, mas que sabe usar o conhecimento para administrar a vida. A Bíblia está cheia de conselhos que abrangem todas as áreas. A pessoa que presta ouvido a estes conselhos, é uma pessoa sábia. Destacará nitidamente entre a multidão.
O lado oposto da sabedoria é nescedade. No verso de hoje Salomão se refere a ela como loucura. Só uma pessoa sem equilíbrio, nem amor pela vida, rejeita os conselhos divinos. Com esta atitude, infelizmente, “Toma sobre si a ignomínia.” Sinônimo de ignomínia seria ‘vergonha.’
O caminho da vergonha é ilógico. As pessoas desprezam os conselhos de Deus achando que são antiquados e obsoletos, acreditam que descobriram um caminho melhor, seguem os seus instintos e inclinações, racionalizam os conceitos divinos, humanizam os princípios estabelecidos por Deus. Tudo isso, em nome da felicidade e da liberdade. No entanto, o fim é ignomínia e vergonha.
Que ironia! Queriam brilhar e são estrelas sem luz. Ansiavam aparecer e andam ocultos na poeira dos seus próprios erros. Ambicionavam deslumbrar e envelheceram apagados pela vergonha que seu espírito de independência lhes trouxe.
Outro contraste entre loucos e sábios é que estes “herdam” honra. Aqueles “tomam sobre si a vergonha”. Para herdar você não precisa fazer nada. A herança é o fruto do amor. Os sábios não esperam nada e, no entanto recebem tudo. Os loucos lutam para conseguir tudo e só encontram ignomínia.
Aprenda a ser sábio. Este aprendizado leva tempo. É um processo e leva tempo,  muitas vezes é demorado e doloroso, mas vale a pena.
Não saia hoje para enfrentar os desafios da vida sem a certeza de que Jesus está no controle de sua vida. Porque: “Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia.”

Sem comentários:

Enviar um comentário